4 de março de 2009

Zen Guerrilla

O primeiro contato que tive com o som do Zen Guerrilla foi quando eu morava em Vinhedo (SP). Um amigo meu disse "escuta essa banda cara", e colocou o som deles no pc. "Pô, legal", repondi, mas depois desencanei.
Um tempo depois, de volta à São Paulo, comprei uma revista chamada ZERO, que indicava a banda de novo. "Experimente acordar ao som de Barbed Wire", estava escrito em um box.
Aí entrei no site da Sub-Pop e baixei o som. Não vou falar nada, tá aí embaixo pra quem quiser escutar...





Barbed Wire (Album) - Zen Guerrilla

Eaí? Despertou?

A banda foi formada em Newwark, Delaware, no final dos anos 80. Seus integrantes são Andy Duvall (baterista), Marcus Durant (vocalista), Carl Horne (Baixista) e Rich Millman (guitarrista), todos vieram das bandas locais: Marcus Hook, The Gollywogs, Stone Groove e No Comment. Influenciados por Stooges, MC5 e James Brown, sua música era um mistura de blues, garage rock, rock 'n' roll, acid rock e gospel.

O primeiro álbum, epônimo, foi gravado na Compulsiv Records (Philadelphia) em 1992. Pouco tempo depois, o Zen Guerrilla mudou-se para a Philadelphia e começou a se apresentar regularmente pela cidade, em clubes como o Kyber Pass Pub. Com suas apresentações eletrizantes, a banda ganhou uma legião de fãs e cruzou o país em uma cansativa excursão que duraria até o final da década de 90.

A longa turnê de 1994 e os shows explosivos chamaram a atenção de Jello Biafra, ex-vocalista dos Dead Kennedys e fundador da gravadora Alternative Tentacles. Jello contratou-os e produziu seus álbuns de 97 e 98, respectivamente: "Invisible "Liftee" Pad/Gap-Tooth Clown" e "Positronic Raygun". De acordo com o site All Music "eles tinham um som estranho que se enquadrava no gênero da Sub-Pop", e foi com esta gravadora que eles assinaram um contrato no ano seguinte, onde lançaram os discos: "Trance States in Tongues" e "Shadows on the Sun" (2001).

A versão que fizeram para a música "Empty Heart", dos Rolling Stones entrou como trilha do jogo de PlaysStation Grind Session.

Em meados de 2003 a banda terminou.



Bandas parecidas: Supersuckers, The Go, The Delta 72, Mule.

Fontes: wikipedia, allmusic, alternative tentacles e http://mouco.blogspot.com/

Nenhum comentário: