28 de janeiro de 2011

Trilha sonora de Jackie Brown


Trilha sonora de Jackie Brown


O terceiro filme de Tarantino, adaptação de um livro de Elmore Leonard, tem uma trilha sonora baseada na black music dos anos 70. Logo na sequência de abertura, onde Jackie Brown caminha ao lado de uma parede com faixas de cores diferentes, inicia-se uma perfeita combinação entre sons e imagens. Jackie, uma mulher de meia idade trabalhando como aeromoça na pior das companhias aéreas mexicanas, anda enquanto Bobby Womack versa sobre tudo que teve que fazer para vencer nas ruas do ghetto (Across 110th Street). A música também é utilizada na última cena do filme. Jackie Brown começa e termina com o som, no início, onde nada na vida de Jackie está garantido e no final, após ela conseguir uma bolada em dinheiro e enganar meio mundo.

Ordell Robbie é outro personagem interessante do filme. Bandido, abandonado, vendendo armas para sobreviver, não dirige seu carro, um minuto se quer, sem escutar suas músicas preferidas. Os músicos referência para seu toca-fita são os Delfonics, Supremes, Roy Ayers e Johnny Cash, o único branco, que tem a voz interrompida por Ordell, que desliga o rádio antes de colocar as luvas e carregar a arma para matar Jackie Brown. Ordell, apesar de matador e machão, derrete-se ao ouvir os vocais adocicados dos Delfonics e ainda acha estranho o fato de seu parceiro, Louis Gara, desconhecer os Supremes.

Há outras cenas com músicas boas e sequências de imagens instigantes. Jackie entra na cadeia ao som de Long Time Women, cantada pela própria atriz que a interpreta, Pam Grier. Jackie está na prisão pela segunda vez, esperando pelo pagamento de sua fiança, sentada com as outras detentas, enquanto isso, a voz de Pam Grier solta um "Look at me! I'll never be free!!!". Mas é outro personagem que dá continuidade às homenagem musical de Tarantino, o branquelo Max Cherry. Ao chegar na cadeia para pagar a fiança de Jackie, Max, ao ver a graciosa maneira de caminhar da mulher, apaixona-se. A canção agora é Natural High, do Bloodstone. Max encara Jackie, que pede para ver sua identidade, e os dois seguem para um bar ESCURO, como Jackie acaba de sugerir.






Nenhum comentário: