22 de agosto de 2011

Caminhos Perigosos (Mean Streets) - 1973

Johnny Boy e Tony no bar
O primeiro longa de Scorsese, Quem Bate à Minha Porta (Who's That Knocking at My Door) foi o projeto inicial deste terceiro filme, Caminhos Perigosos. Lá estão todos os elementos iniciais, a relação contraditória do personagem de Harvey Keitel entre os valores da igreja, as regras das ruas e seu romance com uma garota problemática. Há também o jogo de cena entre os gângsters carcamanos e as figuras do Greenwich Village do início dos anos 70 e claro, a violência entre amigos e inimigos.

Escrito por Martin Scorsese e Mardik Martin, o filme foi lançado pela Warner Bros em outubro de 1973. A história gira em torno de Charlie (Harvey Keitel), que tenta ganhar a confiança de seu tio Giovanni, o chefe da máfia local. Para isso, presisa se livrar das loucuras de seu amigo Johnny Boy (Robert De Niro) e abandonar Teresa, uma mulher epilética de quem gosta. Johnny boy lembra um garoto inglês à Pete Doherty, é retardado, só pensa em si mesmo e atrapalha os negócios da máfia. Outros personagens são Tony (David Proval), um dono de bar mal encarado que, na sequência inicial do filme, expulsa a socos e pontapés um junkie que injetava heroína no banheiro de seu estabelecimento.  Richard Romanus é Michael, cobrador de Giovanni, que vive enterno conflito com Johnny Boy.

Caminhos Perigosos é um protótipo de Os Bons Companheiros e Casino, porém, com baixo orçamento. Apesar disso, o clima parece mais quente do que nestes filmes. A maioria das brigas são entre gângsters amadores, na base da porradaria mesmo. O visual de Chalie e seus comparsas é de cafetão anos 70 e os negócios são uma brincadeira de criança quando comparados aos da máfia dos filmes posteriores de Scorsese. Em uma das cenas, Charlie, Tony e Michael enganam dois junkies que estão em Nova York buscando drogas. Eles levam os rapazes até um local e dizem para esperarem de bico calado, então os deixam lá moscando. Roubam a grana dos dois e vão ao cinema.
Poster do filme


Por mais que as confusões entre estes homens honrados impressionem, fica claro que Scorsese quer enfatizar a influência dos dogmas católicos na vida violenta de Nova York. Em uma das cenas, Keitel contesta o confessionário. "Você não paga seus pecados na igreja. Você faz isso nas ruas. Na sua casa. Todo o resto é besteira e todos sabem disso", diz Charlie na frente do altar. Em imagens, o ambiente pecaminoso que habita a mente de Charlie é mostrado pelas cenas dentro do bar, dominadas por uma tonalidade vermelha e caótica. Há também uma dançarina negra, por quem ele sente tesão. Charlie convida a garota para sair, mas fura na última hora por medo de ser visto ao lado de uma negra. A concepção do personagem é de que o pecado está ligado somente à carne, o resto é considerado apenas negócios.

Scorsese encontrou-se com De Niro em 1972, o ator tinha gostado do que viu em Quem Bate à Minha Porta. Morador do Hell's Kitchen, área próxima à Little Italy, uma vizinhança de Manhattan dominada por italianos com seus comércios e operações criminosas, De Niro ficou impressionado com o ambiente que a lente de Scorsese conseguia capturar. Então Scorsese ofereceu-lhe diferentes papéis, mas De Niro não conseguia escolher em qual atuar. Harvey Keitel teve papel importante neste episódio, convencendo De Niro a interpretar o maluco Johnny Boy.

"Você passou um ano da sua vida para fazer essa b***", foi o que disse John Cassavetes sobre o segundo filme de Scorsese, Boxcar Bertha. Após esta dura crítica de um diretor que admirava, Scorsese resolveu fazer um filme mais pessoal, mostrando suas experiências e lembranças de infância em Little Italy, onde foram gravadas as cenas de Mean Streets.

De acordo com o diretor, o roteiro foi escrito enquanto ele passeava de carro com Mardik Martin pelas ruas de Little Italy. Ele centrou suas atenções na região e começou a desenvovler a história imerso nos signos, sons e tudo que via no local. O nome do filme é uma referência ao ensaio de Raymond Chandler, "The Simple Art of Murder", onde o escritor cita a palavra na seguinte frase "But down these mean streets a man must go who is not himself mean, who is neither tarnished or afraid".

"Be My Baby", música da banda Ronettes e uma versão de "Please Mr. Postman" (tocada durante uma briga cômica de bar) feita pelos Marvelettes fazem parte da trilha do filme. Há também o início da utilização de músicas dos Rolling Stones como  "Jumpin' Jack Flash" e "Tell Me". Scorsese continuou utilizando músicas da banda em outros filmes e foi diretor de um show do grupo inglês em 2008.

Nenhum comentário: