23 de abril de 2012

Ulisses: Romance de James Joyce

Marilyn Monroe lendo o romance de Joyce

Escrito por James Joyce entre os anos de 1914 e 1921, Ulisses  (Ulysses) foi composto em diversas cidades: Paris (França), Zurique (Suíça) e Trieste (Itália). Publicado em 1922 em Paris, o livro chegou a ser proibido em alguns países por ter, em suas páginas, alguns aspectos impublicáveis da fisiologia humana.

A obra de Joyce é uma paródia de A Odisséia, de Homero. O personagem principal de A Odisséia, Odisseu, é representado por Leopold Bloom, um agente de publicidade dublinense que condensa a viagem de Odisseu em apenas um dia.

Na obra de Joyce, todas as ações do personagem principal ocorrem no dia 16 de junho de 1904. A recriação do épico de Homero pode ser exemplificada pelos três principais personagens do romance. Leopold Bloom representa Ulisses, Molly Bloom, mulher de Leopold, representa Penélope e Stephen Dedalus, filho do casal, representa Telêmaco.

O romance apresenta dezoito episódios, seis a menos dos que compõe A Odisséia. Joyce opta por suprimir alguns capítulos da obra grega, antecipa alguns e posterga outros. Desta forma, dá ênfase aos processos psíquicos dos personagens, que é o ponto que mais lhe interessa.

Apesar de baseado em heróis gregos, os personagens de Joyce apresentam características psicológicas bastante diferentes dos descritos por Homero. Stephen Dedalus é um erudito, Molly Bloom representa uma mulher adúltera e Leopold Bloom é um homem típico de classe média de Dublin: desajeitado, engraçado, reflexivo e coloquial.

Na obra de Homero, encontramos as aventuras de um herói, Odisseu. Há também sua esposa Penélope, que se manteve fiel ao marido, aguardando-o mesmo com o assédio de vários pretendentes. Completando, há Telêmaco, em constante busca pelo pai Odisseu.

Em paródia à obra de Homero, encontramos no romance de Joyce um marido traído (Leopold Bloom) que vive procurando por seu filho (Stephen Dedalus) e uma mulher infiel (Molly Bloom), que comete adultério naquele dia.

O romance é considerado uma paródia moderna, na qual há o predomínio da auto-reflexividade. Neste tipo de literatura, há uma reativação do passado (no caso, a obra de Homero), dando-lhe um novo contexto e ressaltando a diferença de duas épocas.

Bloomsday

Em homenagem ao romance de Joyce, foi criado o Bloomsday, em referência ao sobrenome do casal Bloom. Tamanho o culto ao livro que em todo dia 16 de junho comemora-se o Bloomsday na Irlanda e em outras partes do mundo. Na cidade de Dublin, os fãs de Joyce refazem o caminho percorrido por Leopold Bloom e Stephen Dedalus pelas ruas de acordo com a descrição encontrada na obra. No Brasil, este dia é comemorado na cidade de Santa Maria (Rio Grande do Sul) desde 1994.

Fontes:

JOYCE, James. Ulisses, Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
http://www.germinaliteratura.com.br/literatura_jan2007_allandeabreu.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ulisses_(James_Joyce)

Copiado de:

http://www.infoescola.com/literatura/ulisses-romance-de-james-joyce/

Nenhum comentário: