23 de maio de 2012

Evento traz Art Spiegelman e Gay Talese


Quarta edição do Congresso Internacional Cult de Jornalismo Cultural começa na próxima segunda, no Tuca, em SP


Programação do ciclo terá ainda debates com a cineasta Claire Denis e o historiador da cultura 


Robert Darnton




Começa na próxima segunda, dia 28, a quarta edição do Congresso Internacional Cult de Jornalismo Cultural.

Organizado pela revista "Cult", o evento conta com o apoio de sete universidades brasileiras e instituições culturais do exterior.
Durante quatro dias, o congresso reunirá 59 escritores, jornalistas e professores para debater os desafios e as novas tendências do jornalismo cultural.
A lista de convidados internacionais inclui nomes como Gay Talese, um dos pais do chamado jornalismo literário ou "new journalism", Art Spiegelman, quadrinhista vencedor do prêmio Pulitzer pelo livro "Maus", e Robert Darnton, historiador da cultura e diretor da biblioteca da Universidade Harvard (EUA).
O congresso também homenageará a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914 -1992), tema de uma conferência que vai analisar o legado de sua obra.
As palestras têm temas variados ligados à cultura.
Como ponto comum, no entanto, todas propõem uma interação entre o mercado e a academia, além de um debate sobre os conceitos de alta e de baixa cultura.
"Hoje nós temos uma mistura dessas definições, que não são mais excludentes. Misturamos todo tipo de produção cultural. E o jornalismo reflete esta multiplicidade ", explica Marcelo Rezende, curador do congresso.
Como exemplo, ele cita a inclusão de temas mais populares, como samba e HQs, ao lado de debates sobre teatro e artes plásticas.

Nenhum comentário: