De acordo com o último relatório elaborado pelo PROCON (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), as empresas mais reclamadas são as que operadoras de telefonia, redes bancárias e até mesmo prestadoras de serviços essenciais como energia elétrica. Apenas no ano passado, o total de reclamações contabilizadas no PROCON foi de 630.715.
Para estreitar as relações com o consumidor, muitas das empresas com altos índices de reclamação encontraram uma nova maneira de relacionar-se com o consumidor de forma mais direta. Empresas como Bradesco, NET, Claro e Banco Santander disponibilizam perfis no Twitter onde é possível fazer reclamações.
Na teoria, o SAC via Twitter seria a opção mais rápida e funcional para reclamações do consumidor, porém, em muitas empresas, o serviço é tão ineficiente quando o atendimento telefônico.
De acordo com Ângela Crespo, proprietária do site Consumo em Pauta, “as empresas não devem ter medo das redes sociais, mas devem ter consciência de que seus consumidores estão ali. É o momento de pensar em como se comunicar com eles, até porque eles não estão ali para falar com a empresa, mas com sua rede de amigos”.
Por onde reclamar:
@alobradesco
@NETatende
@itau30horas
@telefonicaajuda
@SacSantander_br
@Vivoemrede
@KraftFoodsBR
@ClaroBrasil
@SACAvianca_br
@TicketBrasilSAC
@reclamacoesaqui
@reclameaqui
@reclamaram
Nenhum comentário:
Postar um comentário